domingo, 5 de abril de 2009

Qualificação Urgente



A ex-governadora Rosinha Garotinho (PMDB) em sua campanha eleitoral na cidade de Campos dos Goytacazes prometeu abrir cursos profissionalizantes em parceria com instituições de ensino da cidade, ela venceu as eleições e até o momento não vejo ações nesse sentido, tenho consciência que é apenas o inicio do seu governo, mas precisamos de soluções imediatas para os problemas da educação, espero que a prefeita cumpra a promessa de investir na formação profissional de jovens e adultos. Isto é fundamental, porque uma parte da população de nossa querida cidade vive em condições de pobreza ou miséria, está sem emprego ou desempregada, não consegue pagar as mensalidades de um curso particular e tem dificuldades para enfrentar os concorridos processos seletivos das instituições públicas de ensino, por isso é importante que haja mais cursos de qualificação básica com o intuito de atender as necessidades desses indivíduos que precisam urgentemente de uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho e muitas vezes não possuem recursos suficientes para estudar em organizações ou escolas particulares.
Considerando o momento atual da região, volto novamente a afirmar que é extremamente necessário abrir cursos de capacitação profissional em diversas áreas, isso porque novas empresas estão sendo instaladas na região ou já estão funcionando. Essas apresentam potencial para gerar vagas de emprego ou já estão gerando empregos na região. Acredito que as pessoas despreparadas devem procurar se preparar objetivando se enquadrar às exigências das corporações e competir em igualdade de condições com pessoas mais preparadas. Isso se não quiserem ficar de fora do mercado de trabalho. Essas pessoas “despreparadas” procuram cursos práticos, eficientes e gratuitos, mas não encontram por falta de investimentos do poder público, os jovens buscam o primeiro emprego e muitas vezes não conseguem por falta de experiência, para amenizar esse problema é preciso haver uma maior oferta de cursos extracurriculares (os cursos podem compensar a ausência de experiência). A falta de cursos gratuitos pode dificultar à inserção destes indivíduos (despreparados) nesse mercado de trabalho em expansão.
O governo federal tem investido em educação profissional, podemos evidenciar isso na ampliação e reestruturação de instituições de ensino em todo o país, inclusive em nossa região, por exemplo, posso citar a construção de novas unidades do CEFET Campos. Em nossa cidade vejo até o momento um governo municipal despreocupado com a educação profissional, é bom lembrar que essa é uma proposta ou promessa de campanha. Sei que a obrigação do governo municipal é investir na educação infantil e no ensino fundamental, mas sei também que é importante haver participação do poder público municipal nessa mobilização nacional visando à democratização do acesso ao ensino técnico-profissionalizante. Vou continuar acompanhando as ações deste governo e espero que as promessas de campanha se concretizem nos próximos anos, principalmente as relacionadas à educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário